ENERGIA ESTÁTICA

§  O que é Energia Estática?
A energia estática pode ser considerada um excesso ou uma falta de elétrons em algum corpo, objeto ou local. Quando utilizamos o termo “estática” para referirmos a eletricidade queremos dizer a uma condição em que um corpo está carregado, ou seja, está com  um  número diferente entre prótons e elétrons pelo simples fato de ter perdido ou ganhado elétrons no contado com o ambiente.
Isso causa uma necessidade de descarga para que o corpo volte a ser eletricamente equilibrado ou neutro. O problema é que, quanto mais este corpo carregado entra em contato com meios não condutores maiores carga ele armazenará.

§  Aonde contém a energia estática?
Assim que tocamos em alguém, ou em um objeto, descarregamos uma certa quantidade de elétrons, e nesse momento sentimos a sensação do choque. Materiais como vidro, plástico ou até mesmo tecido não favorecem a movimentação de elétrons, e, no entanto, se você tocar um desses objetos, não sofrerá a descarga, ao contrário dos metais que são ótimos condutores. As condições climáticas também interferem bastante, já que no verão a umidade contida no ar alivia a carga extra que nosso corpo acumula. Portanto, em dias mais frios as condições aumentam, pois nessa época a umidade é menor que no verão.

Atividades diárias que causam a Descarga Eletrostática (ESD)
ù  Caminhar sobre um carpete - 1.500 a 35.000 volts;

ù  Caminhar sobre um piso de Vinil sem tratamento - 250 a 12.000 volts;

ù  Sentar em uma cadeira com estofamento em Vinil - 700 a 6.000 volts;

ù  Utilizar um envelope em Plástico Comum - 600 a 7.000 volts;

ù  Atritar um plástico comum em uma cadeira com estofamento em vinil 1.200 a 20.000 volts.


§  Efeitos da eletricidade estática
Quando sentimos um choque de energia estática, estamos experimentando uma descarga de no mínimo uns 3.000 volts . Enquanto é possível sentir uma descarga eletrostática de 3.000 volts, cargas menores estarão abaixo da sensibilidade humana. Usualmente pequenas cargas podem danificar dispositivos semicondutores, estes componentes de alta tecnologia utilizados hoje podem ser prejudicados por cargas menores que 100 volts. Alguns destes componentes sofisticados irão ser danificados por cargas baixas como 10 volts. É necessário estar atento aos danos provocados por ESD no trabalho diário. Os efeitos da ESD sobre os componentes eletrônicos serão invariavelmente destrutivos. Após uma descarga eletrostática o componente pode apresentar falha total, degradação de desempenho, redução de expectativa de vida ou operação errada.

Principais Geradores de ESD.

ù  Desenrolar fita isolante;

ù  Embalagem plástica sobre bancada;

ù  Papel (revistas, livros);

ù  Saco bolha branco;

ù  Roupas de nylon e acrílico ou lã;

ù  Caminhar sobre piso isolante;

ù  Utilização de escova inadequada;

ù  O próprio corpo humano;

ù  Isopor

§  Como evitar e eliminar a energia estática?
É necessário evitar ao máximo o contato frequente com outros objetos. Afinal, a maneira mais fácil de ganhar ou perder elétrons é pressionando suas mãos ou pés em objetos como tapetes e blusas de lã. Na questão das roupas, tente usar sempre peças feitas de fibras naturais, como o algodão, já que fibras sintéticas, como por exemplo, o nylon e o poliéster costumam acumular mais energia estática.
Normalmente quem costuma secar os cabelos antes de penteá-los, pode usar um secador com emissor de íons, que ajuda a neutralizar a carga acumulada nas mechas.
Além disso, há também as pulseiras antiestáticas, que podem ser usadas diariamente. Porém, não adianta somente usá-las é necessário também que elas sejam conectadas a um sistema de aterramento para que a energia seja totalmente descarregada.



0 comentários: